sábado, 28 de janeiro de 2012

Alimentação Bébe

Cada mãe decide o que é melhor para o seu filho. Por muito que se leia e por muitas tias, primas, amigas e até conhecidas opinem sobre o que fazer com o filhote, uma mãe sabe por instinto o que é melhor para o seu filho. Eu apenas vou dar aqui o meu testemunho, com o Gustavo funcionou, e está a resultar bem, pode ser que ajude alguém. Eu no início era muito ansiosa e vivia um pouco angustiada, até que a minha médica disse que eu devia fazer aquilo que sentia ser o melhor. No que diz respeito à alimentação eu decidi iniciar a alimentação à colher a partir dos 4 meses. Até essa altura ele só mamava, mas como eu iria começar a trabalhar queria que ele passasse essa fase comigo (assim como todas as outras :) ).  Comecei com a sopa, e foram 3 a 4 dias muito difíceis. Depois começou a correr bem. Eu sempre fiz questão de variar ao máximo as sopas, para que ele experimentasse o máximo de sabores.
Fiz assim:
Um dia abóbora outro dia cenoura;
Todos os dias um tipo de carne diferente (borrego, peru, coelho ,frango);
Um legume novo de 4 em 4 dias.
A fruta variei entre pêra e maçã.
Não dei banana pois ele é um pouco preso.
Os legumes mais verdes deixei para último (espinafres, couves tenras, etc.)

Após ter experimentado todos os sabores faço sopa de 2 em 2 dias e fruta todos os dias o registo é feito num quadro .

Alimentação Gustavo




Carne
Base
Legume
Fruta
Papa
Iogurte
2.ªF
Frango
Cenoura
Feijão verde
Maçã
Natural
Fruta
3.ªF
4.ªF
Borrego
Abóbora
Couve
Flor
Pêra
Maçã
Natural
5.ªF
6.ªF
Peru
Cenoura
Bróculos
Maçã
Frutas
Fruta
Sab
Dom
Coelho
Abóbora
Agrião
Pêra
Natural
Natural
2.ªF
3.ªF
Frango
Cenoura
Alface
Maçã
Maçã
Fruta
4.ªF
5.ªF
Borrego
Abóbora
Alho francês
Pêra
Frutas
Natural
6.ªF
Sab
Peru
Cenoura
Nabiças
Maçã
Natural
Fruta
Dom

Na base da sopa ponho:
Batata, batata doce (muito pouco), alho e cebola.

Para não repetir sabores utilizo este quadro:


Registo Carnes/ Legumes




Borrego
Peru
Coelho
Frango
Couve Flor




Couves tenras




Ervilhas




Nabiças




Alho Francês




Alface




Espinafres




Nabo




Feijão verde




Beterraba




Agrião




Brócolos




















Preparei também uns identificadores para a carne:
Quando a congelo ela já vai cortada e coloco-a em saquinhos individuais. Depois coloco tudo num saco grande com a respetiva identificação:

Acredito que os filhos gostam daquilo que os pais gostam e como tal procuro dar (dentro do possível) uma grande variedade de sabores.

 P.s. Os quadros tinham uns desenhos fofinhos, mas não aparecem! :P
Se alguém quiser os quadros eu posso mandar!
Bom fim de semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelos vossos comentários!